terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Análise a Roberto Jiménez

roberto defende penalti
Uma das figuras do Benfica até ao momento é sem dúvida Roberto.

O Bom

Para mim Roberto tem qualidades físicas inatas excelentes: Tem reflexos extremamente rápidos e uma excelente capacidade de reacção como se viu no jogo com o Schalke na Alemanha, não tem medo do choque com adversários sendo até impetuoso e tem uma agilidade especialmente impressionante considerando a sua altura (1,92).

Tendo em conta a má forma física com que chegou no inicio da época Roberto tem vindo a melhorar a nível muscular e creio que irá potenciar estes atributos físicos ainda mais.

O Mau

Os erros que Roberto cometeu nos primeiros jogos pelo Benfica têm uma explicação muito simples, a falta de experiência.

Quando Roberto chegou ao Benfica tinha algo como 82 jogos disputados o que equivale a duas temporadas e meia a jogar em equipas de média dimensão sendo que na última em Espanha ao serviço do Zaragoza o guarda redes espanhol mostrou todas as suas boas qualidades tendo despertado o interesse de vários clubes grandes da Europa.

A verdade é que Roberto sempre jogou em clubes de média dimensão no seu país e o salto para o estrangeiro com uma imprensa nativa hostil, para um clube campeão com milhões de adeptos pesou no seu calcanhar de aquiles, a inexperiência.

É da experiência que vem a tranquilidade para efectuar decisões rápidas e acertadas num jogo de futebol, num guarda-redes é vital pois o nervosismo interfere com a capacidade de reacção, percepção de distância e coordenação motora.

Jorge Jesus sabia que a única solução para o problema de Roberto era tempo de jogo e foi por isso que tanto insistiu para o espanhol ser titular. Quis o destino que Roberto renascesse no jogo em que pela primeira vez ficou no banco de suplentes e aí a imprensa anti-benfica não teve por onde inventar para o crucificar mais uma vez.

Os Vilões

Alguns podem pensar que é uma pessoa nervosa e fraca psicologicamente, eu acho o contrário, não conheço ninguém que tivesse aguentado o que Roberto aguentou da imprensa com capas vergonhosas todos os dias, a pressão dos adeptos e tivesse continuado a jogar, um jogador normal pediria para o treinador o sentar no banco. Para mim a sua força mental está comprovada.

Estilo de Jogo

Outra coisa que o próprio guarda-redes referiu foi que teve que se habituar a estar parado durante largas dezenas de minutos e em escassos segundos estar preparado e concentrado para defender a baliza de rápidos contra-ataques.

Acredito sinceramente que Roberto Jiménez é aquilo que Jorge Jesus disse que era, o guarda-redes do futuro do Benfica. É preciso é continuar a jogar e fazer exibições seguras como tem feito.

12 comentários:

João Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Rodrigues disse...

Caro Roberto Rodriguez... excelente análise.

Sim cometeu erros, como cometeram Cardozo, Luizão, David Luiz, Di Maria, etc... quando chegaram.

Jogar no Benfica não é fácil. Os adeptos não andam anos à espera que um imbecil cheio de força se torne no melhor jogador do mundo. Ou ele prova no primeiro jogo ou é queimado. E os ENORMES do Benfica... são os que mesmo errando têm a força psicológica para aguentar e fortalecer.

Muitos falaram do Eduardo... foi para o Génova... e eles já foram buscar o Marchetti ao Cagliari, porque estão fartos do "Chicken Piri-Piri" do Dudu.

Bons GR em grandes jogos são todos. Mas o problema é a concentração nos jogos pequenos. Tipos como Moreira, Ricardo, Eduardo, etc... fazem erros ridículos porque não conseguem manter níveis de concentração elevados o tempo todo.

Roberto Rodrigues disse...

Já nem me lembrava que muitos benfiquistas andavam a dizer no inicio que o Eduardo Mãos de Manteiga é que era bom!

Ehehe

Um abraço

Isabelita disse...

Ora nem mais. Quando vim para aqui para o blogue (é uma honra aqui estar), foi o primeiro post e a principal razão foi que achei uma tremenda injustiça. Nem que não fosse do Benfica.
Desde essa altura (fim de Outubro) ele só tem dado razão a todos aqueles que não se deixaram ir na PALHAÇADA da CS.
Confesso que nem é dos jogadores que mais gosto, mas a partir do momento em que está de águia ao peito, é sagrado. Tenho pena que muitos benfiquistas tenham ido na conversa daqueles que mais do que não respeitar um clube, desrespeitaram uma pessoa.
Mas agora anda tudo caladinho que nem ratos.

Palavras dele:
«Foi um passo enorme na minha carreira e as expectativas são começar a trabalhar, adaptar-me o mais rápido possível, o que acho que não vai ser difícil, e tentar que o Benfica tenha os maiores êxitos»

Vão ver que ou muito me engano, ou ele vai-se tornar num símbolo.

Roberto Rodrigues disse...

Exactamente cara Isabelita, aqueles que todos os dias faziam posts a gozar e a criticar o Roberto rapidamente se calaram.

Também espero que venha a ser um dos maiores de sempre.

Saudações Benfiquistas

Manuel disse...

Totalmente de acordo. Disseste tudo o que eu diria. Muito bem.

Só faltou dizer que é, na minha opinião, o melhor guarda-redes a jogar com os pés. Cada vez mais importante.

joão 2 disse...

muito bem a quase tudo porque eu , só ter, que fazer um reparo, é porque está como disse atrás muito bom a descrição tecnica e táctica do Roberto.
então o reparo é ,e já vi o jesus também gritar para ele para o fazer é sair com um dos joelhos á frente nas saídas a soco enfim espetar uma na bola e outra no avançado.
desde o inicio detectei esse senão se bem que tinha outro que me parece que já foi corrigido que era de cair sempre sobre o seu lado esquerdo nas saidas aos pés dos avançados.
mais uma vez muito boa observação sobre as qualidades do nosso guarda redes
abraço e continuação de bom observador

Roberto Rodrigues disse...

@ Manuel: Exacto o Roberto tem um jogo de pés muito bom, neste último jogo viu-se bem.

@ joão 2: Nunca tinha reparado nesses pormenores mas lá está o trabalho que tem que ser feito para ele ir melhorando e cumprir o seu potencial.

Abraços

BT26 disse...

Grande analise quando ele andava "mal" também critiquei as criticas que lhe faziam. É ridículo não darmos tempo a um Jogador, para se poder adaptar, ainda por cima com tantos exemplos de Grandes Jogadores que chegam erram e depois são ídolos e vedetas da bola. O ultimo exemplo é o Di, chegou não era nada, era um brinca na areia. Agora é tudo a chorar por ele. Daqui a uns 2/3 anos vamos estar com a mesma sensação de Jara, Gaitan, Fabio Faria, Kardec e tantos outros...

Benfica sempre.

Roberto Rodrigues disse...

Espero que sim caro BT26, ou então que se tornem jogadores de top e que façam carreira no Benfica.

Um grande abraço

kapotes disse...

Em grande e em cheio Roberto.
Ainda me recordo de quantos e quantos Benfiquistas falaram mal do Roberto, não esqueço as discussões que cheguei a ter com amigos Benfiquistas e sempre a emprenharem pelos olhos e pelos ouvidos, Um dos motivos pelos quais fundei o blog foi exactamente o enxovalhamento que estavam a fazer com o nosso clube.
Foi nojento da parte da CM e de muitos Benfiquistas aquilo que fizeram com o Homem, Jogador Roberto.
Haverá com toda a certeza muita gentinha neste momento a engolir sapos.

Grande trabalho Roberto.