domingo, 14 de novembro de 2010

Nuno Gomes

Há cerca de um mês (a notícia é de 18 de Outubro) o Nuno Gomes anunciou que ia sair (não ia renovar) do Benfica: “Vou terminar de jogar futebol no Benfica no final desta época", dando espaço a poder jogar mais um ano (achei pertinente este post neste momento porque não devemos deixar de dizer (ou escrever) as coisas nas quais pensamos).

Ouvi a notícia na rádio (não vejo muita televisão e quando vejo é maioritariamente a Benfica TV), consultando depois o jornal Público online e logo li alguns comentários menos abonatórios, sendo que alguns deles eram de benfiquistas. Devem estar esquecidos da postura do Nuno. Já o viram na comunicação social (tv, jornais) fazer queixinhas que não jogava no Benfica? Pois, eu também não. Além disso os factos, a carreira dele, falam por si. Claro que teve momentos menos bons como qualquer jogador, mas lá porque não disse que ia acabar a carreira já na próxima época (ele ainda não sabe) não quer dizer que não fique no Benfica ou que não queira tal. Não quer dizer que não ame o Benfica.

Para mim a seguir ao Rui Costa (depois do jogo do Dragão até o benfiquismo do Rui puseram em causa) talvez seja actualmente o jogador que mais sente o Benfica. Acredito que na última época foi bastante importante no balneário. Não somos como certos clubes que parece que se esquecem do que os seus jogadores fazem. É importante que existam jogadores que transmitam o que é o Benfica aos mais novos. É importante que reconheçamos aqueles que honraram a nossa camisola. Não custa nada. Além de ser uma questão de justiça para com o jogador, é também justiça para com o clube.

Segundo os dados da carreira dele que recolhi no site ForadeJogo.net só da Liga e fazendo as contas temos: a módica quantia de 121 golos (!) em 11 épocas (não contando com a actual que já é a 12ª época em que ele está no Benfica). É uma média redonda de 11 golos por época embora saibamos que, por exemplo na última época só marcou 3 golos (também sabemos que jogou pouco).

Algumas vezes eu disse coisas do género: “Bolas, para marcares um golo falhas uns 10”.lol (até comentei isso aquando dum post no Coluna D’Águias Gloriosas) mas não tenho memória curta e reconheço/sei o que ele fez por nós.

Por isso: Obrigada Nuno, esperando que possas ajudar o NOSSO clube, quer seja já na próxima época ou depois.

P.S.

Para ser sincera não percebo porque é que ele não joga mais vezes. O Cardozo está lesionado e para mim, ele será o jogador mais parecido com o Saviola. Não sei porque não. São opções do Jorge Jesus e cabe-me a mim respeitar embora não concorde.

Dele vou recordar também alguns golos na selecção nacional como aquele contra a Espanha no Euro 2004.

Fontes:

Foradejogo.net, Correio da Manhã.

Quem quiser conferir os dados aqui está o link que até tem os golos nas outras competições.


1 comentário:

VHugo disse...

Ha gente realmente mal agradecida mesmo!

21 Sempre!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/mais-uma-jornada.html